mar. 2016

Programa EMPREENDER em Juruaia

Parceria da ACIJU, CACB, SEBRAE e Federaminas

A sobrevivência das empresas, principalmente as de pequeno porte, em um mundo globalizado, onde maiores exigências são criadas a cada dia, é um fator de preocupação para o governo e para entidades financeiras e de apoio empresarial no Brasil, que entre outros fatores, precisam buscar alternativas efetivas para os empreendedores e profissionais que trabalham com esse setor da sociedade.

Elevar a competitividade e consequentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas é o objetivo principal do Empreender, um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais.

De iniciativa da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, em parceria com o Sebrae, o programa chega até Juruaia em 2016, através da ACIJU e Federaminas, visando o fortalecimento das micros e pequenas empresas de nosso município, reunindo empresários de um mesmo segmento nos chamados núcleos setoriais.

Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas.

O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN.

O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.

O lançamento do programa Empreender em Juruaia, aconteceu no dia 16/03, com a palestra “REALIZE – Transforme o associativismo empreendedor em histórias de sucesso”, com Rodrigo Carrijo Lino.

Informe-se sobre o Programa Empreender em Juruaia através da ACIJU:

(35)  3553-1327

(35) 99145-2064